Contrato premiado

Contratos são essenciais para o funcionamento da sociedade moderna”. Essa é a primeira frase do comunicado público do prêmio Nobel de Economia de 2016. R$ 3 milhões em premiação por terem se dedicado ao estudo da teoria do contrato!

Sempre destaco a importância de contratos na vida de quem quer empreender: em sua relação com clientes, colaboradores ou fornecedores. Contratos permitem a manutenção de um alinhamento entre as partes além do momento inicial, a criação de metas e a geração de valor para o negócio, além de proteger o empreendedor (quando bem escritos, é claro).

lei-do-jogo-meme-contrato-messi

O prêmio Nobel desse ano deve servir de alerta para quem empreende: não é sábio deixar as suas relações correrem frouxas, apenas com base em confiança. Mesmo que possa funcionar pontualmente, empreender sem contrato significa fragilidade e perda de oportunidade para tornar o seu projeto mais eficiente.

Até um jogador (Messi, por exemplo) feliz por jogar no melhor clube (Barcelona) exigirá um contrato detalhado com previsões claras sobre a sua remuneração e direitos. Por outro lado, o clube possui um departamento jurídico dedicado a redigir cláusulas a fim de amarrar o jogador (até 2018 com multa rescisória de R$ 750 milhões, no caso) e detalhar os limites da relação.

Contratos estão em todos os lugares

Ao apresentar o Nobel, a Academia sueca destacou que os contratos estão inseridos na rotina das pessoas (contratos de empréstimo, emprego, seguro, compra e venda etc.). Ou seja, a compreensão adequada de como funciona um contrato demonstra-se essencial para o sucesso em sociedade.

lei-do-jogo-nobel-2016

Já vimos em outras oportunidades como uma cláusula em um contrato de fornecimento pode ter impacto em um negócio milionário (Bob’s x McDonalds’). Também vimos a importância da cláusula de não-concorrência em contratos de compra e venda de empresas e franquias (caso Wizard), bem como a cláusula sobre a propriedade do código do software desenvolvido pelo programador (O código é meu ou da empresa?).

Caso você queira entender melhor como funciona um contrato ou uma cláusula específica, escreva um comentário abaixo e compartilhe o post em sua rede social.

Vamos juntos dominar a #leidojogo.