Em time que está ganhando…

Você gosta de mudança ou é apegado à formula de sucesso atual?

lei-do-jogo-meme-messi-deco-mudanca

Detroit era uma cidade imponente nos Estados Unidos por causa da indústria automotiva americana. Até que veio a crise e a cidade requereu a sua falência em 2013. Algo parecido aconteceu com outras empresas de destaque que entenderam que o risco de mudar era grande e não justificava “mexer em time que está ganhando”.

A Blockbuster, que pediu falência em 2010, é outro exemplo. Hoje é difícil convencer alguém a alugar DVDs e Blu-rays em vez de usufruir das maravilhas do Netflix.

Estava lendo uma matéria na Exame e imediatamente pensei em compartilhar essa reflexão aqui no Lei do Jogo.

Joinville é uma cidade destacada no mercado de autopeças, com mais de 600 empresas relacionadas à indústria automotiva. Ciente da mudança do mercado, o prefeito da cidade afirmou à revista: “não queremos ser a próxima Detroit”. Ou seja, a cidade catarinense não quer ficar parada e assistir a sua quebra, mas alterar a sua dinâmica para atrair novas empresas de outros segmentos (da economia criativa, por exemplo).

Um dos vilões do empreendedor é a inércia, a crença limitante de que “tudo sempre foi assim e assim permanecerá”. Porém, os exemplos acima apenas confirmam que testar novos caminhos é necessário para melhoria contínua e sucesso duradouro.

Com base nesse pensamento, talvez seja a hora de você implementar os ajustes necessários para tornar o seu empreendimento mais redondo, saindo da mesmice “que dá certo até hoje”. Será que não é tempo de estruturar adequadamente a sua relação com os clientes e fornecedores (contratos)? Momento de estabelecer regras de governança e investimento entre os sócios (acordo de sócios)? Hora de adotar metas de produtividade para os seus colaboradores e conferir prêmios (bônus, participação societária, opções de compra)?

Espero que esse post possa ajudá-lo a sair da inércia e buscar aprimorar o seu empreendimento, a fim de comemorar novas conquistas em vez de contar a história da crise que derrubou o seu negócio.

E você? Qual a melhoria ou mudança você poderia implementar, mas não fez ainda por “falta de tempo” ou por causa de “outras prioridades”? Deixe a sua resposta no comentário desse post!

Vamos juntos dominar a #leidojogo!