Novidade Crocante

O verão está chegando, e você será tentado a tomar um milk shake em um dia quente. Uma opção rápida é recorrer a um restaurante fast food. E quando o assunto é milk shake, a maioria tem uma preferência: pedir o crocante do Bob’s, né?

lei-do-jogo-meme-crocante-exclusividade

Pois é… O maior concorrente do Bob’s – o McDonald’s – assinou um contrato de exclusividade para utilização da marca Ovomaltine de agora em diante, tomando carona em toda a reputação da bebida já construída no mercado pela rede rival desde 1959.

Escrevo esse post para destacar como uma cláusula contratual – nesse caso, exclusividade de uso de marca e sua renovação – pode impactar significativamente um negócio. Parece que a rede americana identificou uma chance comercial e usou a lei do jogo a seu favor!

Ver o concorrente vendendo o seu antigo produto campeão e replicando a sua fórmula de sucesso não deve ser muito fácil de digerir. Fica a dica para você pensar com carinho sobre os contratos operacionais do seu empreendimento

Conforme informado pelas partes, o contrato de licenciamento da marca Ovomaltine não foi renovado com o Bob’s há alguns meses e o McDonald’s aproveitou a oportunidade. Assim, o Bob’s continuará vendendo o milk shake com a mesma receita (mas sem fazer menção à marca Ovomaltine), agora batizando a bebida de Crocante, enquanto o McDonald’s já incluiu no cardápio o McShake Ovomaltine.

Segundo o Sr. Marcello Farrel (diretor geral do Bob’s), pesquisas de mercado indicaram que a rede é reconhecida pelos seus milk shakes. Ou seja, parte significativa da reputação (e do faturamento) do Bob’s está relacionada à bebida.

Será que você sabe o que assina em seu empreendimento? Pensa de forma estratégica quando negocia contratos com clientes ou fornecedores? Ou pior: apenas negocia de boca, sem formalizar acordo?

Compartilhe esse post e deixe o seu comentário abaixo! Vamos juntos dominar a #leidojogo.