O efeito NFL

Você provavelmente conhece alguém que gosta de futebol americano. A audiência da principal liga – a NFL – não para de aumentar no Brasil. O Super Bowl – a grande final da temporada – causa comoção nos Estados Unidos e impacto crescente em nosso país.

Por que estou falando sobre futebol americano aqui nesse post? Porque tem tudo a ver com empreendedorismo e a #LeidoJogo.

Você sabe o que mais afastava os brasileiros do futebol americano? Não conhecer as regras do jogo!

Lei do Jogo Efeito NFL

Para atrair expectadores, a emissora local melhorou a transmissão das partidas, com narradores brasileiros engajados e tutoriais descontraídos. A absorção gradual das regras do esporte na prática, durante as partidas, converteu o público apaixonado por esporte em fãs do jogo da bola oval.

Compreender o que acontece em campo foi fundamental. A alegria dos novos fãs foi transmitida boca a boca e catalisada pelas redes sociais, permitindo o crescimento exponencial da audiência (na final: 800% em 4 anos).

Há alguns anos assisto à final da NFL com amigos. Antigamente a única alternativa era reunir a galera na casa de alguém, mas ultimamente temos visto anúncios para acompanhar o jogo em vários bares e até salas de cinema. O Brasil já é a segunda maior audiência da NFL fora dos EUA, com 19,7 milhões de torcedores brasileiros.

Esse é o efeito NFL: quanto mais eu entendo de futebol americano, mais eu gosto de assistir e falar sobre o esporte, porque me sinto à vontade com o assunto. E esse é o efeito NFL aplicado ao empreendedorismo: quanto mais intimidade eu tenho com o funcionamento de uma empresa, maior a chance de eu me dar bem nesse universo.

Transmissões internacionais de basquete (NBA) são consumidas intensamente no Brasil há muitos anos, pois muitos compreendem as regras e conseguem acompanhar a magia das quadras. Já UFC e boxe têm grande aceitação por serem intuitivos.

Beisebol e hóquei ainda permanecem no ostracismo em nossas terras por falta de compreensão do esporte. Mesmo com grande popularidade na América do Norte e organização exemplar, os campeonatos da MLB e NHL não encontram receptividade no Brasil. Quando tento ver algum desses jogos com familiares ou amigos, normalmente ouço: “não gosto, porque não entendo nada”.  Mais uma vez, o problema reside na falta de conhecimento sobre as regras do jogo.

Perceba que esse post não quer torná-lo fã de esportes diferentes, mas destacar o impacto que o desconhecimento pode ter em nossas decisões. Se você resgatar a minha primeira publicação aqui, recordará que (i) dominar a lei do jogo é fundamental para empreender no complexo mercado brasileiro; e (ii) muitos se aventuram no jogo do empreendedorismo sem saber a lei do jogo.

Não fazer algo por ignorância pode significar a perda de chances importantes em sua vida. Pense nos empreendedores que não optaram por um regime simplificado (Simples Nacional) e pagaram muito imposto por desconhecimento (sim, conheço muitos nesse caso!).

Agir na ignorância também pode representar grandes perdas. Pensa em dores como uma ação trabalhista arrasadora ou a perda de bens pessoais por dívidas contraídas pelo empreendedor individual

Que tal conversar sobre a importância de dominar a lei do jogo? Estarei online ao vivo no dia 1º de setembro às 21h para bater papo com você sobre o tema Domine a Lei do Jogo e empreenda sem medo.

webinario-domine-a-lei-do-jogo-e-empreenda-sem-medo

Aproveite essa oportunidade especial e inscreva-se já! Clique aqui para participar gratuitamente.

Vamos juntos dominar a #leidojogo.