Se você não quer ficar estagnado profissionalmente, este post é para você!
Dentre os conselhos ouvidos durante a vida, um dos mais marcantes na carreira foi o de nunca me acomodar. Talvez por isso eu tenha me aproximado do empreendedorismo e decidido aplicar o meu conhecimento para alcançar o maior valor nos negócios de meus clientes e parceiros.
Uma expressão sintetiza esse conselho com clareza: subir a barra.
Você sobe a barra quando realiza uma atividade com tanto destaque que altera a referência do grupo.
Lembro de uma amiga que começou a trabalhar em uma empresa e notou – após algumas semanas – que os seus colegas de trabalho não estavam contentes, mas o chefe era pura animação. O motivo logo ficou evidente: a nova funcionária desempenhava as atividades com muita eficiência, gastando metade do tempo e entregando um resultado melhor em comparação com os seus pares. Ou seja, ela subiu a barra, elevando os critérios do que seria desejado para aquela função anteriormente!
O exemplo mais sonoro ocorreu na disputa do salto com vara durante as Olimpíadas. Renaud Lavillenie buscava o bicampeonato e saltou 5,98 m com sucesso, confirmando o favoritismo. O desafiante Thiago Braz decidiu subir a barra 5 cm e saltou para conquista a medalha de ouro para o Brasil. O salto – menos de 1% mais alto – foi o seu recorde na vida.
As conquistas são o resultado para quem tem coragem e decide elevar a barra, apesar do estímulo para manter a situação (status quo) e acomodar-se. Note que os efeitos negativos de elevar a barra costumam ser sentidos: reclamação, descontentamento, inveja… Isso somente reflete um pensamento perdedor.
O empreendedor é aquele que busca o resultado extraordinário, alcançado com melhorias provenientes do seu esforço diário. No caso de Thiago, o topo do pódio veio com aquele 1% a mais, fruto do seu treinamento intenso e da coragem de atleta.
Se você quer construir uma história de sucesso, deverá superar obstáculos e elevar a barra. Não haverá espaço prolongado para mediocridade.
Quero contribuir nesse percurso, apresentando uma forma diferente de analisar os riscos do seu empreendimento. Vamos conversar sobre como elevar a barra na sua jornada de empreendedor ao vivo no dia 1º de setembro às 21h. Clique aqui para se inscrever gratuitamente.
Não se esqueça:
- comente abaixo sobre o 1% que você precisa fazer;
- inscreva-se para o webinário; e
- compartilhe na sua rede social preferida!
Vamos juntos dominar a #leidojogo.